Diretor de arte desde 2015, trabalhei em agências (Wavez, Fields360, ID/TBWA, Nacional, Binder, Debrito, entre outras) desenvolvendo projetos para diversos clientes governamentais e privados, como Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Sest Senat, Ministério do Esporte, Unicef, Claro, Abrace, Panini, etc.

Minha jornada acadêmica começou na Universidade Católica de Brasília, onde estudei comunicação social por dois anos, e pude aprofundar meus conhecimentos teóricos sobre a área que eu já atuava no mercado de trabalho. Além disso, estudei Criação - Direção de Arte e Tipografia na Escola de Criativos CUCA, local o qual expandi ainda mais minha paleta de habilidades. Tudo me fez perceber que eu já vinha trabalhando diariamente com arte ao me conectar com o Grafite, pixo e estudos tipográficos não convencionais.

Devo confessar que minha criatividade tem raízes profundas na cultura periférica, principalmente o hip hop, que, desde novo, desperta em mim uma paixão ardente. A arte de rua, os grafites vibrantes nas paredes, os vídeos de breakdance e o rap que ecoam pelas ruas me fascinam e são uma fonte constante de inspiração.

Vejo meu papel na direção de arte como aquela pessoa que recebe essas inspirações, vindas de toda parte (vivemos em uma sociedade repleta de estímulos visuais), e as transforma em um trabalho único. Como adicional, considero uma vantagem a minha calma na hora de analisar os detalhes e filtrar as informações, sempre seguindo a narrativa proposta, antes de dar vida às ideias.

Mas deixe-me contar um pouco mais sobre quem sou como pessoa. Cresci em uma cidade periférica de Brasília (DF), onde aprendi, desde cedo, o valor de cada vida e de como precisamos de determinação para seguirmos independente das circunstâncias. Aos 8 anos de idade, já ajudava meus pais, na lanchonete da escola onde estudava, vendendo lanches para meus colegas de classe. Foi nesse ambiente que fui apresentado ao universo da culinária, um ambiente também muito artístico, que me encantou profundamente. Desde então a cozinha se tornou uma paixão paralela em minha vida. É um hobby que me permite demonstrar amor e admiração por aqueles ao meu redor.

Minha jornada não foi fácil, porém tive aqueles que somaram diretamente e indiretamente no meu processo para que eu continuasse seguindo. Hoje, como diretor de arte, espero poder inspirar outros a perseguirem seus sonhos e a encontrarem sua própria forma de expressão artística. Acredito firmemente que o trabalho consciente, a perseverança e a capacidade de se adaptar são as chaves para alcançar nossos objetivos e nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

Caso queira conhecer mais sobre minhas criações, é só enviar um e-mail. Espero que um dia nos encontremos pois estou animado para compartilhar com você tudo o que ainda vou criar.

Rafaelink3@gmail.com